Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 23, 2017

ATL 2017

» Notícias Declaração do 14º Acampamento Terra Livre: Pela garantia dos direitos originários dos nossos povos! Inserido por: Administrador em 27/04/2017.
Fonte da notícia:Mobilização Nacional Indígena Compartilhar

A plenária da manhã da 14ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) selou a unificação da luta dos povos indígenas em defesa de seus direitos. O documento final da mobilização, aprovado pela plenária, condena os ataques e ameaças aos direitos originários de forma contundente.
“Denunciamos a mais grave e iminente ofensiva aos direitos dos povos indígenas desde a Constituição Federal de 1988, orquestrada pelos três Poderes da República em conluio com as oligarquias econômicas nacionais e internacionais”, diz o documento (leia a carta na íntegra abaixo).
O documento final do ATL será protocolado em vários ministérios e no Palácio do Planalto, na tarde de hoje (27/4), durante mais uma marcha dos indígenas na Esplanada dos Ministérios. Também está prevista a visita de uma comitiva de lí…

DIREITOS HUMANOS

» Notícias » Opinião
‘Barreiras Humanitárias’ à importação de commodities agrícolas brasileiras pela União Europeia: necessárias e urgentes Inserido por: Administrador em 27/04/2017.
Fonte da notícia:Por Cleber César Buzatto, Licenciado em Filosofia e Secretário Executivo do Cimi Compartilhar






Velório de Clodiodi Aquileu Guarani e Kaiowá, assassinado por pistoleiros no Cone Sul do MS. Foto: Ana Mendes/Cimi

Por Cleber César Buzatto*, Secretário Executivo do Cimi | De Bruxelas, Bélgica

As organizações participantes do “Seminário da Sociedade Civil União Europeia-Brasil em Direitos Humanos”

MEIO AMBIENTE

Pandas conhecem o Cerrado04 Abril 2017  | 0 Comments
     O WWF é uma rede global formada por pessoas que trabalham pela conservação da natureza em harmonia com a atividade humana na Terra. Muitas delas lidam com a produção de commodities e o impacto que elas têm no meio ambiente, entre elas a soja. Todavia, poucas delas conhecem de perto a realidade da produção agrícola de países exportadores, como o Brasil.        No país, a produção da oleaginosa acontece em grande escala no Cerrado, e nos últimos anos, uma área específica desse bioma brasileiro conhecida como Matopiba (um acrônimo formado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e considerada a última fronteira agrícola, tem perdido grande parte de sua vegetação nativa para a produção de soja nos últimos anos.
       Sendo assim, com a finalidade de conhecer o processo de expansão da produção de soja e pecuária na fronteira agrícola brasileira sobre o Cerrado do Matopiba, o WWF-Brasil organizou uma expediçã…