Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 5, 2017

CAMPANHA NACIONAL EM DEFESA DO CERRADO

Campanha alerta para os impactos da destruição do Cerrado
Alguns estados já têm tido racionamento de água e especialistas afirmam que o desmatamento do Cerrado é uma das causas do problema
       Notícias sobre racionamento de água já foram manchetes em alguns estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e agora Brasília. Diferentes estudos da Universidade Federal de Goiás, da Universidade de Brasília, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Brown University (publicada na revista científica Global Change Biology em 2016) apontam que o desmatamento no Cerrado é uma das causas para a crise. Isso porque o bioma é considerado o berço das águas, é no Cerrado onde estão localizados os três grandes aquíferos que abastecem boa parte do país: Guarani, Urucuia e Bambuí.

     O Cerrado ocupa um quarto do território nacional e está localizado no coração do Brasil, abrangendo 13 estados. Apesar de sua importância para o equilíbrio ambiental, o Cerrado tem sido destruído nas últimas dé…

CULTURA

Mandioca: cultura e modo viver Apinajé
     Planta rústica, forte, e resistente às mudanças do clima, a mandioca e seus derivados são itens básicos e indispensáveis na alimentação  do povo Apinajé. Diversas espécies são cultivadas por famílias Apinajé em pequenas roças nas aldeias localizadas na T.I. Apinajé, no Norte de Tocantins. 
     Neste vídeo destacamos a importância da mandioca para as famílias Apinajé; mostrando como acontece o cultivo dessa planta por famílias da aldeia Brejinho, no município de Tocantinópolis, no Estado de Tocantins.