Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 7, 2016

EDUCAÇÃO

Curso de Extensão: Meio Ambiente, Política Indigenista e Direitos Indígenas
     Nos dias 01 e 02 de agosto de 2016 foi realizada na aldeia Patizal, Terra Indígena Apinajé uma oficina que debateu os temas: Meio Ambiente, Política Indigenista e Direitos Indígenas. A Oficina foi Coordenada pelo (historiador) Prof. Marcelo Gonzalez Brasil, do Campus da Universidade Federal do Tocantins-UFT de Porto Nacional – TO, e teve a participação de estudantes (acadêmicos da UFT), professores, anciãos, mulheres e demais lideranças, ao menos 40 pessoas participaram.        Durante o Curso debatemos especialmente sobre os direitos territoriais e a relação do Estado brasileiro por meio do extinto Serviço de Proteção ao Índio -SPI  e da Fundação Nacional do Índio -FUNAI junto a nosso povo Apinajé. Observamos que especialmente o extinto SPI tinha como principal mandato e incumbência de fazer a política do contato e integrar os diversos povos indígenas à sociedade nacional.       A pesar das graves falhas e…

MOBILIZAÇÕES INDÍGENAS

» Notícias » No Brasil
Indígenas, quilombolas e pescadores pedem à Alemanha que não importe produtos de quem agride suas vidas e territórios Inserido por: Administrador em 11/08/2016.
Fonte da notícia:Assessoria de Comunicação do Cimi Compartilhar
Povos indígenas, quilombolas, pescadores e pescadoras e extrativistas realizaram uma caminhada na Avenida das Nações, em Brasília, na manhã desta quinta (11), denunciando aos países importadores de commodities produzidas pelo agronegócio no Brasil as violações e agressões promovidas por esse setor contra seus direitos, seus territórios e suas vidas. Ao fim da caminhada, uma comissão de representantes dos povos e comunidades tradicionais foi recebida na Embaixada da Alemanha, onde um documento com denúncias e reivindicações foi entregue. “Os territórios indígenas continuam sem ser demarcados, grilados por fazendeiros, e isso vem criando um transtorno e uma tristeza muito grande. Há muitos assassinatos em muitas comunidades, muitos estão morrendo …

DIREITOS HUMANOS

Especialistas da ONU defendem direito de indígenas à diversidade na educaçãoPublicado em 08/08/2016Atualizado em 08/08/2016 AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA 401

CURT NIMUENDAJÚ