Postagens

Mostrando postagens de Junho 15, 2014

MOBILIZAÇÃO INDÍGENA

Imagem
Com faixa na cueca, índio burlou regra para dar recado a Dilma no Itaquerão Vinícius Segalla* Do UOL, em São Paulo 16/06/201406h00
Luiz Pires/Comissão Guarani Yvyrupa Wera Jeguaka Mirim, índio guarani de 13 anos: "Eu queria contar a nossa luta para o mundo" Em determinado momento da cerimônia de abertura da Copa do Mundo, no último dia 12, no Itaquerão, três crianças, sendo uma branca, uma negra e uma indígena, soltaram pombas brancas do gramado para simbolizar a paz e a união de povos e culturas que supostamente reina no Brasil.
O que a transmissão de TV oficial não mostrou foi que o garoto indígena, Wera Jeguaka Mirim, de 13 anos, estendeu, logo após o ato simbólico, uma faixa vermelha com os dizeres "Demarcação Já!". Era um protesto e um ato de luta em favor da demarcação das terras indígenas na Grande São Paulo e no Brasil, processo que se encontra atualmente interrompido no país. A Fifa proíbe veementemente qualquer tipo de manifestação política nos estádio…

CULTURA

Imagem
I ENCONTRO DE PAGÉS (WAYAKÁS)        No período de 12 a 14 de junho de 2014, aconteceu na aldeia Prata (Pyka Mex), na Terra Indígena Apinajé, no Município de Tocantinópolis (TO), o I Encontro de Pagés (Wayakás). O evento foi realizado pela Associação Pyka Mex e teve a participação de representantes dos povos Apinajé, Krahô, Krikati, Gavião, Xerente e Kayapó e contou com o apoio institucional da Fundação Nacional do Índio-FUNAI, da Universidade Federal do Tocantins-UFT e da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis. O Centro de Trabalho Indigenista- CTI e a Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ também apoiaram o Encontro.        Na quinta-feira dia 12/06 pela manhã, na abertura oficial do evento, o cacique Elias Salvador Apinajé e o coordenador do Encontro, Samuel Xerente depois de agradeceram a presença dos Pagés, caciques e lideranças indígenas, dos Professores e Estudantes da Universidade Federal do Tocantins-UFT e dos Coordenadores da FUNAI local, deram inicio os debates observan…

ORGANIZAÇÃO INDIGENA

Imagem
VIII REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR DO PBA-TIMBIRA        Com a efetiva participação de caciques, lideranças, conselheiros titulares e suplentes dos povos Apinajé, Krahô, Krikati e Gavião e representantes da Fundação Nacional do Índio–FUNAI/CRAT de Palmas (TO) e Imperatriz (MA), CTLs de Carolina e Amarante (MA), Tocantinópólis e Itacajá (TO) e da presidenta da Associação Wyty- Cäte dos Povos Timbira de Tocantins e Maranhão, Arlete Bandeira.   Nos dias 10 e 11 de junho de 2014 foi realizada na aldeia Patizal a VIII reunião do Conselho Gestor do PBA-Timbira. Ao menos 50 pessoas estavam presentes na reunião.          Durante a VIII Reunião do Conselho Gestor os caciques apresentaram suas propostas para o ano 2014. Novamente as comunidades optaram pelo eixo Segurança Alimentar e Nutricional e apresentaram projetos de roças familiares, onde deverão ser plantados arroz, mandioca, milho, feijão batata, banana, fava e outros. Também foram efetuadas as prestações de contas dos projetos implantados e…