16 de jun. de 2014

ORGANIZAÇÃO INDIGENA

       Com a efetiva participação de caciques, lideranças, conselheiros titulares e suplentes dos povos Apinajé, Krahô, Krikati e Gavião e representantes da Fundação Nacional do Índio–FUNAI/CRAT de Palmas (TO) e Imperatriz (MA), CTLs de Carolina e Amarante (MA), Tocantinópólis e Itacajá (TO) e da presidenta da Associação Wyty- Cäte dos Povos Timbira de Tocantins e Maranhão, Arlete Bandeira.   Nos dias 10 e 11 de junho de 2014 foi realizada na aldeia Patizal a VIII reunião do Conselho Gestor do PBA-Timbira. Ao menos 50 pessoas estavam presentes na reunião.
         Durante a VIII Reunião do Conselho Gestor os caciques apresentaram suas propostas para o ano 2014. Novamente as comunidades optaram pelo eixo Segurança Alimentar e Nutricional e apresentaram projetos de roças familiares, onde deverão ser plantados arroz, mandioca, milho, feijão batata, banana, fava e outros. Também foram efetuadas as prestações de contas dos projetos implantados em 2013. No dia 10/06 no período da noite foi exibido o Documentário: Nuvens de Veneno.
Conselheiros representantes dos povos: Krahô, Krikati e Gavião. ( foto:
Antônio Veríssimo. junho de 2014).
      No decorrer da reunião foram debatidos e avaliados os problemas e implicações decorrentes do uso intensivo da mecanização e da aplicação de agrotóxicos na produção de alimentos. Os conselheiros recomendaram que esses métodos equivocados nunca devem ser aplicados nas áreas indígenas, por que envenenam e degradam o meio ambiente e prejudicam a saúde humana. As questões relacionadas à guarda e uso dos equipamentos adquiridos pelo CESTE, que estão sob a responsabilidade da FUNAI também foram tratadas na reunião.
       Em 11/06, quarta-feira, último dia da reunião foram aprovados os projetos e definidos os valores dos recursos que serão investidos em cada aldeia em 2014. Os projetos de casas de farinha que não foram concluídos ano passado, por insuficiência de recursos, deverão ser encerrados esse ano.
     Finalmente o líder e conselheiro Marcelo Gavião denunciou a grave situação de ameaças e conflitos provocados por invasões de madeireiras que estão ocorrendo nos territórios indígenas do Estado do Maranhão, especialmente nas terras Gavião e Awá-Guajá.
     A próxima reunião do Conselho Gestor do PBA-Timbira será realizada no período de 18 a 21 de novembro de 2014 na aldeia Governador do Povo Gavião, no município de Amarante (MA).

Terra Indígena Apinajé, 16 de junho de 2014.



Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ

Nenhum comentário:

Postar um comentário