Postagens

Mostrando postagens de Julho 14, 2013

MOBILIZAÇÕES INDÍGENAS

Imagem
VIATURA DA FUNAI, APREENDIDA NA ÁREA APINAJÉ O FATO    Desde o dia 25 de junho de 2013, terça-feira, que a viatura marca Ford, traçada 4X4, cor branca, placa MWP 0372, patrimônio da Fundação Nacional do Índio-FUNAI, encontra se apreendida na aldeia Palmeiras. No momento da apreensão o veículo que está lotado na FUNAI/CTL de Tocantinópolis (TO), estava sendo conduzido pelo motorista (terceirizado) da FUNAI, João Cícero Ambrósio dos Santos. No dia seguinte ao ocorrido, as lideranças da aldeia Palmeiras comunicaram o fato ao senhor Bruno Aluísio Braga, Coordenador Técnico Local da FUNAI/CTL de Tocantinópolis (TO) informando que só entregarão o veículo com a presença do Coordenador da FUNAI/CRAT de Palmas, Cleso Fernandes de Moraes. Passados mais de 20 dias, o Coordenador não apareceu e o veículo continua apreendido naquela aldeia localizada aproximadamente a 58 km de Tocantinópolis (TO), fato tem gerado divergências internas e reclamações de outras comunidades Apinajé.
DESCRIÇÃO E CONTEXT…

MEIO AMBIENTE

Imagem
VIOLAÇÃO DE DIREITOS AMBIENTAIS

Tipo de violência: Agressão contra o patrimônio Nome(s): Território Indígena Apinajé Número de pessoas: População 2.187 Povo(s): Apinajé Data: 15/07/2013 Terra Indígena(s): Apinajé Municípios: Tocantinópolis, São Bento do Tocantins e Maurilândia
UF: (TO)
DESCRIÇÃO E CONTEXTO:

      Desde o ano de 1999, que o território Apinajé localizado na região Norte do Estado do Tocantins, vem sendo violentamente impactado pelos desmatamentos do cerrado e monoculturas de eucaliptos. As primeiras plantações próximas a essa terra indígena, foram implantadas nos municípios de Araguatins, Axixá e São Bento do Tocantins. Nos últimos anos, os desmatamentos e também as carvoarias continuam se intensificando e se espalhando por toda a região no entorno desta área indígena. Os licenciamentos ambientais foram (e estão sendo) emitidos pelo NATURATINS de forma irregular, sem a realização de Audiências Públicas, sem a participação da FUNAI e total ausência de informações e consulta prévi…