18 de fev. de 2013

SESAI INICIA IMPLANTAÇÃO DE SAA-SISTEMA DE ABASTECIMENTO EM ALDEIA APINAJÉ



     No último dia 05/02/2013, quarta-feira , tiveram inicio os trabalhos de implantação do SAA-Sistema de Abastecimento de Água da aldeia Abacaxi, localizada na TI. Apinajé a 18 km de Tocantinópolis, no norte do Estado do Tocantins. A perfuração do poço artesiano já foi concluída. Sendo que a SESAI, tem o prazo de 60 dias para concluir a obra.
     A implantação do SAA-Sistema de Abastecimento de Água, na aldeia Abacaxi, está acontecendo agora depois de (6) seis anos de reivindicações, cobranças e muitos sofrimentos dos moradores dessa aldeia formada por (20) vinte famílias, totalizando uma população de 116 pessoas, sendo em sua maioria crianças. Além da falta de água tratada, os moradores também se queixam da ausência de banheiros e a não coleta de lixo, pela prefeitura de Tocantinópolis -TO.
    Sofrimento igual vivem a população das outras (27) vinte e sete aldeias Apinajé reconhecidas, que sofrem e vivem com precárias, ou sem nenhuma estrutura de saneamento básico. Até agora somente (9) nove aldeias foram beneficiadas com SAA- Sistemas de Abastecimentos de Água, em (6) seis existem banheiros e em nenhuma aldeia acontece coleta de lixo. Sem esses serviços de saneamento básico, a situação dessas comunidades é critica. Nessa época do ano, especialmente as crianças sofrem com complicações de diarreias, gripes, verminoses, febres e outras viroses. A população das aldeias onde existem alguma estrutura de saneamento básico, também reclamam de banheiros caindo os pedaços, vasos sanitários que não funcionam e de torneiras e canos quebrados.
   Mesmo os gestores da FUNASA, DSEI-TO e SESAI afirmando que a aldeia Palmeiras já foi beneficiada com SAA-Sistema de Abastecimento de Água, a população daquela aldeia, contesta essa informação e reclamam que o poço artesiano nunca foi perfurado e somente parte da estrutura do SAA- Sistema de Abastecimento Água, foi implantado naquela comunidade. No local foram montadas, uma bomba, caixa, d’água, os encanamentos e torneiras, porém a água é captada e bombeada do ribeirão Botica, que corre à 300 metros da aldeia. Dessa forma a comunidade continua na mesma, consumindo água suja e poluída do ribeirão.
   Outro problema são as bombas, que quando são danificadas (ou queimadas), o PBI e SESAI demoram fazer os consertos e reparos necessários. Um dos caso aconteceu, no final do ano passado, quando a população das aldeias Mariazinha e Bonito, ficara (90) noventa dias sem água tratada. E no momento a população da aldeia Patizal reclamam que estão desde o mês de outubro sem água nas torneiras. Um curto-circuito teria sido o responsavel pelo problema na bomba, lembrado que os cabos, fios e instalações elétricas dessas bombas são velhas e podem está estragados
    A chefia do PBI, de Tocantinópolis-TO, Cimei Gomes de Sousa, sempre é informada dessas situações, mas não toma nenhuma medida para resolver os problemas. No caso ocorrido em 03/12/12 na aldeia Mariazinha, a população se viu obrigada a apreender uma viatura da SESAI, para que a situação fosse resolvida.


Aldeia Patizal, 19 de fevereiro de 2013.


Associação União das Aldeias Apinajé PEMPXÀ.

POVO APINAJÉ PREPARA A 4ª ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO PEMPXÀ.



POVO APINAJÉ PREPARA A 4ª ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO PEMPXÀ.

    Desde inicio de fevereiro estamos envolvidos em atividades preparando a 4ª Assembleia Ordinária da Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ, prevista para acontecer no período de 25 a 28 de fevereiro do corrente ano na aldeia Palmeiras, localizada a 55 km de Tocantinópolis –TO.
    Nesse período (especialmente) os moradores da aldeia Palmeiras em parceria com a FUNAI/CTL de Tocantinópolis, estão realizando trabalhos de roço de estradas, construção de uma casa e limpeza da aldeia, que deverá receber aproximadamente 150 participantes, indígenas e convidados não índios.
    No momento, além dos caciques e lideranças Apinajé, estão sendo convidados também alguns órgãos públicos e organizações da sociedade civil, parceiros e aliados da causa indígena. Esperamos contar com as presenças de representantes da Fundação Nacional do Índio FUNAI/CR Araguaia/Tocantins de Palmas, Ministério Público Federal de Tocantins/MPF-TO, Universidade Federal do Tocantins/UFT, Polo Base Indígena, PBI de Tocantinópolis –TO e Prefeitura de Tocantinópolis. E representantes das ONGs indigenistas e ambientalistas, Centro de Trabalho Indigenista-CTI e Conselho Indigenista Missionário-CIMI.
     A realização da assembleia nesse período tem por objetivo apresentar o relatório anual de atividades da organização, fazer as prestações de contas e aprovar o planejamento bienal de atividades 2013/3014. As questões da fiscalização e proteção territorial, convênio CESTE/FUNAI e saúde indígena, também estarão na pauta de discussões.
    Em 25/02, o dia inteiro será o deslocamento das lideranças até à aldeia Palmeiras e à noite será a abertura da assembleia. O dia 26/02, será dedicado às questões internas, com participações somente dos caciques e lideranças. E nos dias 27 e 28/02, será a vez dos órgãos públicos.




Aldeia Palmeiras, 19 de fevereiro de 2013.




Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ.