3 de dez. de 2013

SAÚDE INDÍGENA


CRIANÇAS APINAJÉ SOFREM COM ATAQUES DE DIARRÉIAS

        Todos os anos nessa época dezenas de crianças Apinajé sofrem com surtos de diarreias e vômitos. Desde o último fim de semana essas viroses estão atingindo principalmente os recém-nascidos (as) na faixa etária de 0 a 3 anos da aldeia São José e entorno. Todas as manhãs e a tarde conferimos dezenas de mães com seus filhos buscando atendimento no Posto de Saúde dessa comunidade. Ontem dia 02/12/13, segunda feira o Agente Indígena de Saúde, Edvaldo Sotero Apinajé anotou 14 casos de diarréias em crianças dessa aldeia localizada a 18 km de Tocantinópolis no Norte do Estado do Tocantins. Sem o acompanhamento e as orientações de um Médico essas crianças correm o risco de morrer.
       Em 2006 pelo menos 20 crianças recém-nascidas de diversas aldeias, depois de  serem  internadas sob ataques de diarreias e vômitos foram à óbito em Hospitais de Tocantinópolis e Araguaína. Com isso, algumas mamães ficaram traumatizadas e agora se recusam internar seus filhos no Hospital Municipal José Sabóia. As mulheres Apinajé, ainda reclamam que não são bem recebidas e são maltratadas pelos servidores (as) do Hospital Municipal de Tocantinópolis; optando  pelo atendimento na própria aldeia feito pelo Médico da Atenção Básica; do Programa Mais Médicos, Dr. Angel Remígio.
      Apesar dessas sérias ocorrencias Médico da Atenção Básica à alguns dias não aparece nos Postos de Saúde. Na tarde de ontem tivemos informações que o Dr. Angel Remígio está viajando pra Palmas (TO),  o que é estranho, pois deveria está atendendo nas aldeias e não na cidade.
      Denunciamos essa situação e solicitamos providências cabíveis do MPF/PR de Araguína para corrigir possíveis casos de omissão, prevaricação e desmandos que esteja acontecendo por parte de servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI, do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins-DSEI-TO e do Polo Base Indígena-PBI de Tocantinópolis (TO). Pedimos explicações e queremos saber por que o médico que deveria está atendendo nas aldeias, está viajando (ou foi mandado) pra Palmas?



Terra Indígena Apinajé, 03 de dezembro de 2013.




Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário