17 de jun. de 2013

CULTURA APINAJÉ

INICIATIVA CULTURAL É PREMIADA E COMUNIDADES APINAJÉ SE MOBILIZAM PARA  CELEBRAR RITUAL EM HOMENAGEM AOS PARENTES FALECIDOS (OS)

        Em nossa cultura quando as pessoas adultas (homem ou  mulher) morrem, um ano depois é realizado pelos familiares dos mesmos um ritual que lembra aquelas pessoas falecidas.  A Tora Grande ou Pàrkaper é uma importante ritual de passagem que celebramos em homenagem aos nossos parentes  mortos.
        Nesta 4ª edição do Prêmio Culturas Indígenas 2012 - Raoni Mentuktire, concorremos com duas iniciativas culturais e o ritual Pàrkaper foi premiado. Conforme a proposta das comunidades os recursos provenientes desse prêmio serão utilizados para realizar essa importante celebração de nossa cultura. No momento as famílias das pessoas que vão ser homenageadas, estão mobilizadas e envolvidas na preparação do Ritual Pàrkaper, previsto para ser realizado no próximo mês de agosto na aldeia São José, no município de Tocantinópolis (TO). Esse ano duas pessoas idosas (Alcides e Inês) que moravam na aldeia São José e faleceram ano passado, serão homenageadas.
        A previsão é que famílias de 12 aldeias Apinajé e de 03 aldeias Krahô deverão participar. Estão sendo convidados também representantes de instituições públicas, organizações indígenas e entidades parceiras, que juntos somarão mais de 300 participantes.


Terra Indígena Apinajé, 16 de junho de 2013.



Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário